Hiatus: Para que eles servem

Acompanhar os episódios das séries da TV americana parece uma tarefa simples, mas que, em determinados momentos, parece uma obra hercúlea, tão complicada para se entender a grade de programação amalucada das emissoras. Ou pelo menos, é isso que acredita a maioria dos brasileiros, acostumada ao tradicional folhetim diário.

Um dos pontos que mais confundem a todos é o já famoso hiatus. Palavra pouco utilizada no cotidiano das pessoas e menos ainda nos fãs da TV brasileira, mas que faz parte do linguajar dos apaixonados por séries americanas. Por mais que se diga: “essa semana, minha série favorita está em hiatus”, isso virou uma espécie de mantra para localizar a todos de que não houve episódio do show naquela semana. Mas, verdade seja dita, a maior parte não tem ideia da motivação para isso tudo.

Hiatus quer dizer exatamente isso, pausa. Na TV americana, hiatus é o período de tempo em que determinada produção não apresenta episódios inéditos, sendo substituída por outro produto ou sendo veiculado episódios de reprise. Mas a decisão desta pausa não é aleatória como pode parecer a princípio e nem serve para irritar o público que quer ver sua série predileta toda semana. Há uma razão de ser.

Estudos apontam que o ideal para um show americano ficar no ar por uma temporada completa é exibir entre 20 e 24 episódios. Estes números normalmente variam entre 18 e 26, conforme a complexidade de custos e estratégia de filmagem por episódio. Menos do que isso, para uma série, pode significar custos muito altos e, pouco tempo para anunciantes, o que resultado em margem de lucro baixa, mais do que isso, significa investimento muito alto, mais espaço para anúncios, porém, desgaste junto ao telespectador e, possível diminuição de audiência.

Este é o motivo principal para as pausas. Elas se fazem fundamentais para um resultado mais exato dos sweeps. Para isso, o hiatus torna-se indispensável. As emissoras, normalmente, organizam a pausa em momentos importantes. Meados de dezembro, na pausa de fim de ano, quando o número de TVs ligadas está bem abaixo da média, e entre fevereiro e março, quando a temporada está se desenhando para o fim, assim, é possível parar, divulgar a reta final, quase sempre com muitas viradas, e manter a atenção do telespectador.

Hiatus, como tudo na TV americana, acontece com um motivo claro e nada complexo, porém sem qualquer proximidade a manutenção da qualidade do produto, apenas por razões puramente comerciais.

Obviamente o streaming vem alterando parte disso, mas muitas produções continuam com esse tamanho que foi popularizado através dos anos.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s